Desde 2015 trabalhando na implantação do VAR no Brasil, os integrantes da cúpula da arbitragem no âmbito da CBF, Manoel Serapião Filho e Sergio Corrêa participaram nesta quinta-feira, 29, de um encontro on-line com os alunos do curso de formação de árbitros da Escola Catarinense de Arbitragem, realizado numa parceria com o Sinafesc e FCF.
À frente do processo desde o início, Manoel Serapião tem papel fundamental na criação das diretrizes do VAR no Brasil. O Instrutor Sênior da ENAF destacou a contribuição brasileira para o aperfeiçoamento das regras do futebol mundial e a evolução do sistema de árbitro de vídeo.
Confirmando sua estreita ligação com a arbitragem catarinense, com a qual colabora ha vários anos com palestras e participações em encontros presenciais, Sérgio Corrêa participou pela primeira vez de um encontro virtual através do Zoom, discorrendo sobre a tecnologia auxiliando na resolução de situações difíceis no jogo, quando somente o olhar das câmeras pode determinar com mais precisão a correção do lance.
O primeiro curso EAD para árbitros que Santa Catarina tem a primazia de organizar está próximo da conclusão. Cerca de 100 alunos tiveram acesso ao conteúdo por meio de uma plataforma de ensino a distância, além de encontros presenciais.
O diretor da ECAGN, Marco Antônio Martins, comemora o sucesso do curso e adianta que brevemente será lançada a segunda edição, para integração no próximo ano. “Estamos num ano atípico, em virtude da pandemia. Mesmo com as restrições e normas que estamos segundo a risca, os resultados do curso são excelentes”, enalteceu Martins.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, agradeceu a participação dos representantes da CBF, sublinhando a intensa cooperação entre a entidade nacional e a FCF. “Estamos satisfeitos com a parceria, que eleva cada vez mais o nível da arbitragem catarinense”, concluiu Angelotti.