Árbitros(as) catarinenses em preparação para o Brasileirão

O grupo de elite da arbitragem catarinense, que integra o quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileiro de Futebol, esteve reunido nesta 3ª feira (10), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, para receber as instruções das diretrizes da Comissão de Arbitragem da CBF para o Campeonato Brasileiro 2018.

O trabalho de aperfeiçoamento e padronização da arbitragem continua. Assim como todos os anos, uma pré-temporada vem sendo realizada em todos os estados brasileiros para aprimorar o desempenho ao longo do Campeonato Brasileiro.

Foto: FCF
Foto: FCF

Reunidos nas Federações, os árbitros da CBF recebem da Comissão de Arbitragem da entidade e da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) as diretrizes e instruções que serão seguidas durante as competições nacionais. Também são realizados testes físicos e mentais, além de estudos técnicos e teóricos com um reforço personalizado das deficiências identificadas na prova teórica.

A novidade desse ano ficou a cargo de uma série de vídeo-aulas propagadas para todos envolvidos na arbitragem brasileira. O conteúdo do material visa o aprimoramento de determinados aspectos da atuação do árbitro como: impedimento, faltas táticas, natureza das faltas, posicionamento, trabalho de equipe e controle do jogo.

– Esse trabalho busca fazer com que toda a arbitragem do país fale a mesma linguagem antes do início das competições – afirmou Nilson Monção, Diretor-Presidente da ENAF.

CURSOS PARA ANALISTAS E INSTRUTORES
Juntamente com a pré-temporada da arbitragem, a CBF vem promovendo cursos para instrutores e analistas de campo e vídeo para melhorar o conhecimento dos profissionais com avaliações teóricas e práticas. A atual etapa da atividade consiste em aulas voltadas para analistas que atuam dentro do gramado.

– Estamos realizando um trabalho pioneiro, pois entendemos que sem analistas e instrutores bem preparados não será possível avaliar e aprimorar a atuação dos árbitros. Para isso, eles precisam conhecer os conceitos e princípios que norteiam a arbitragem – finalizou Monção.

A agenda de cursos começou em Pernambuco entre os dias 20 e 24 março. Passou pela capital paulista na última semana (3 a 7 de abril) e, a partir desta segunda-feira (9), chega a Brasília, onde encerra o período de atividades na próxima sexta-feira (13).

Além da análise de campo, os analistas de vídeo também já receberam orientações. No Rio de Janeiro, durante cinco dias (12 a 16 de março), temas sobre como e o que analisar através do vídeo foram abordados, assim como as novidades da plataforma de análise de desempenho. Este trabalho teve início em janeiro, durante o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores Regionais, que contou com exercícios teóricos e práticos.

Informações: CBF

 

Fonte: FCF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *