O sábado (21) foi especial para as mulheres da arbitragem brasileira. No Eco Resort Oscar Inn, na cidade de Águas de Lindóia (SP), foi iniciado o IV Curso RAP-FIFA Feminino. Através da parceria entre a Entidade máxima do futebol mundial, a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) e a CBF, sete árbitras e 33 assistentes terão, em um período de cinco dias, atividades preparatórias sob o comando de experientes instrutores.
O RAP (Abreviação da expressão em inglês Referees Assistance Programme ou Programa de Assistência para Árbitros) vai promover aulas práticas e teóricas visando a uma busca pela evolução e desenvolvimento das participantes. O grupo chegou ao Resort em um ônibus no início desta tarde e até o pavão, hóspede ilustre do local, se abriu para receber as árbitras e assistentes.
Na abertura, a instrutora física da FIFA, Cristian Rosen, parabenizou a CBF por seu apoio ao aprimoramento do ofício e lembrou do esforço dos dirigentes em desenvolvimento do gênero feminino. Ela destacou que o quarteto que foi ao recente curso na Conmebol, formado por Edina Batista, Neuza Back, Tatiane Camargo e Rejane Corrêa, teve um excelente desempenho nos pilares técnicos, físicos e no mental. Tudo isto é fruto da atenção e do forte investimento da CBF.
Ana Perez, instrutora técnica da FIFA, que participa de cursos pela América do Sul e no feminino, percebe claramente os avanços significativos, principalmente no pilar mental. Ela destacou que o Brasil é o único que disponibiliza uma profissional da área de psicologia há anos para todos os cursos.
O presidente da Comissão de Arbitragem Marcos Marinho, enfatizou o investimento feito pela CBF e afirmou que está satisfeito com os resultados obtidos nos campos de futebol. Ele afirma que a designação de oito árbitros brasileiros para as duas últimas rodadas das eliminatórias é a resultante do incansável trabalho que vem sendo desenvolvido. Marinho conclamou o gênero feminino a buscar seu espaço com ainda mais dedicação, pois a CBF tem proporcionado cada vez mais atividades para que elas possam desenvolver suas qualidades e espera que as Federações continuem a multiplicar o número de mulheres na arbitragem.
Neste primeiro dia, foram passados os objetivos das aulas e iniciado o pilar mental, com a psicóloga da CBF, Marta Magalhães, que visa a um melhor equilíbrio para a mente. A profissional já promoveu alguns testes com as alunas e mediu níveis de concentração.
As atividades contam com árbitras e assistentes jovens e experientes, com idades entre 22 e 44 anos. A ideia é que ocorra uma troca de conhecimentos com esta mescla.
Nilson de Souza Monção, secretário da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), falou sobre o curso e destacou todo o empenho que a CBF tem demonstrado pela evolução da arbitragem feminina.
– Estamos aqui desde o dia 31 de julho com vários cursos masculinos. Agora temos esse último, que é exclusivamente feminino. Este ano contamos com uma novidade: além de Ana Perez Assanta, do Peru, indicada pela FIFA, a CBF convidou representantes de Argentina, Chile e Uruguai, que chegam para acrescentar muito. Existe um investimento maciço da CBF em cursos e não poderia deixar de ter também no universo feminino, que hoje é uma realidade na arbitragem nacional e mundial – comentou.
PARTICIPANTES DO CURSO:
ADELI MARA MONTEIRO
ADRIANA OLIVEIRA CARVALHO
ALVANI BRITO NUNES
ANA KARINA MARQUES VALENTIN
ANA PAULA DOS SANTOS
ANDRÉA IZAURA MAFFRA MARCELINO DE SÁ
ANNE KESY GOMES DE SÁ
BARBARA ROBERTA DA COSTA LOIOLA
BEATRIZ OLIVEIRA DANTAS
CAROLINA ROMANHOLI MELO
DANIELA GOMES DE OLIVEIRA
DANIELLA COUTINHO PINTO
DEISE GENOEFA BELLAVER
ELIANE DA SILVA MELO
ELIANE NOGUEIRA DOS SANTOS
FABRINI BEVILAQUA COSTA
FERNANDA FRANCIELEN LIMA DA SILVA
FERNANDA NANDREA GOMES ANTUNES
HELEN APARECIDA GONÇALVES SILVA ARAUJO
IZAURA SOUSA E SILVA
JOSIENE DINELLE PEREIRA
KATIUCIA MAYER BERGER MENDONÇA
LEANDRA AIRES COSSETTE
LILIAN DA SILVA FERNANDES BRUNO
LUIZA NAUJORKS REIS
MAIRA MASTELLA MOREIRA
MARCELA DE ALMEIDA SILVA
MICHELLI BRITO DE OLIVEIRA
PATRICIA CARLA DE OLIVEIRA
RACHAEL DE MATTOS BENTO
RAQUEL FERREIRA BARBOSA
RENATA RUEL XAVIER DE BRITO
ROSEANE AMORIM DA SILVA
RUTHYANNA CAMILA M D SILVA
SANDRA MARIA DAWIES
TAINAN BORDIGNON SOMENSI
TAMARA NAYARA MUHLSTEDT
THANARA PRYSCIILA ROSA SPEZIA
VANEIDE VIEIRA DE GOIS
VANESSA SANTOS AZEVEDO
INSTRUTORES
INST. TEC. FIFA PER – ANA PEREZ
INST. FIS. FIFA ARG – CRISTHIAN ROSEN
CNI ENAF – ANA PAULA OLIVEIRA
INST. TEC. ARG. – SABRINA LOIS
INST. TEC. CHI. – BARBRA BASTIAS
INST. TEC. URU – PATRICIA SILVA
PSICóLOGA – MARTA MAGALHÃES
SEC ENAF – NILSON DE SOUZA MONÇÃO
INSTRUTOR – GILBERTO CORRALE
INSTRUTOR – RAIMUNDO LOPO ABREU
INSTRUTORAS CONVIDADAS
ALDEILMA DA SILVA
CLEIDY MARY NUNES RIBEIRO
ERICA KRAUSS
EVELINY ALMEIDA DA SILVA
Fonte: CBF