Iniciou neste sábado, 23 de setembro, o curso para árbitras e árbitras assistentes na cidade de Luque – Paraguai.
O seminário se realiza na sala Copa América do Hotel Bourbon e reúne 43 árbitras dos 10 países da Confederação.
O objetivo do curso é conhecer as mudanças e interpretar as regras do jogo, realizar uniformidade nas considerações dos temas, como por exemplo, leitura e posição, entradas, faltas táticas, entre outros.
Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, Kari Seitz do Departamento de Arbitragem da FIFA e Lorena Soto, coordenadora de Desenvolvimento do Futebol Feminino foram os encarregados de presidir o ato inaugural e de dar as boas-vindas aos presentes.
“Na CONMEBOL somente queremos trabalhar e buscamos o perfil de uma árbitra moderna. As diferenças entre o futebol masculino e o feminino diminuiu muito. Hoje em dia as jogadoras têm muito mais preparação tática e técnica, então nós não podemos ficar atrás”, disse Seneme. “Um árbitro cuida da sua carreira e vocês são profissionais. Não podemos mais dizer que não estão preparadas porque todas já tem experiência em cursos e campeonatos”, continuou.
Finalmente, incentivou a todas as árbitras a trabalhar nos treinos e aulas e ao mesmo tempo “viver em ambientes alegres e felizes, que é o ambiente que vivemos dentro do futebol sul-americano”.
O curso continuará até quarta-feira. Os trabalhos técnicos e práticos feitos na aula incluem trivias e vídeo-testes Regra 12 e Regra 11, enquanto que os exercícios de campo, que serão realizados com jogadores, terão simulações e exercícios integrados físicos e técnicos.
O curso se realiza no marco do Programa Evolução da CONMEBOL, presidida por Alejandro Domínguez W-S.
As árbitras e árbitras assistentes que se encontram participando do Seminário no Paraguai, realizaram neste domingo, 24 de setembro, testes físicos, sob o atento controle dos membros da Comissão de Árbitros da CONMEBOL, presidida por Wilson Seneme.
As 35 árbitras e árbitras assistentes, se submeteram às provas no campo de futebol da CONMEBOL, em Luque, Grande Assunção. As árbitras principais fizeram Yo-Yo Test e 7x7x7, enquanto que as árbitras assistentes fizeram Ariet e CODA. A Neuza Inês Back, foi aprovada em todos os testes submetidos.
As provas foram tomadas pelos instrutores FIFA, ademais da presença de membros da Comissão de Desenvolvimento Arbitral da CONMEBOL e Kari Seitz do Departamento de Arbitragem da FIFA.
Os treinamentos técnicos, e também as aulas teóricas, continuarão segunda, terça e quarta da semana.