04/12/2011 – O clássico de Florianópolis, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2011, marcou o encerramento da carreira do árbitro Cleber Wellington Abade (SP) e dos assistentes Marco Antônio Martins e Claudemir Maffessoni, ambos de Santa Catarina.
Avaí e Figueirense se enfrentaram na Ressacada, domingo, 4 de dezembro, o dia que ficará gravado na memória do trio de arbitragem que se despedia na decisiva partida. O Paulista Cleber Wellington Abade e os Catarinenses Marco Antonio Martins e Claudemir Mafessoni entraram em campo vestindo sobre o uniforme a camisa branca contra o racismo. Em seguida, a ANAF através de seu tesoureiro Salmo Valentim e Sandro Rodrigues do Sinafesc entregaram medalhas e placas aos jubilados. A imprensa enaltece a carreira íntegra dos três profissionais.
Estava tudo pronto para Abade apitar o início do jogo. Antes, determina um minuto de silêncio em homenagem ao Dr. Sócrates. Os árbitros comandam a partida com tranqüilidade e correção. Ao final do derby, atletas cumprimentam a arbitragem. Os jubilados se abraçam e voltam para o vestiário, procedimento que nunca mais repetirão em competições deste nível. Um campeonato tão disputado e emocionante como este, merecia uma despedida a altura como foi o fim de carreira do árbitro Cleber Wellington Abade e dos assistentes Marco Antônio Martins e Claudemir Maffessoni.
Ficha técnica
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Árbitro: Cleber Welington Abade (SP)
Auxiliares: Marco Antônio Martins (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos: Arlan, Lincoln, Bruno Silva (A); Elias e Roger Carvalho (F)
Cartão vermelho: Julio César (F)
Gols: Diogo Orlando, aos 44′/1ºT ; Héber, aos 1′/2ºT
FIGUEIRENSE (1)
Wilson, Bruno, Roger Carvalho, Édson Silva e Juninho; Ygor, Jonatas, Maicon e Elias (Fernandes, aos 11′/2ºT); Wellington Nem (Héber, aos 29/1ºT) e Julio César.
Técnico: Jorginho
AVAÍ (1)
Moretto; Diogo Orlando (Diego, aos 40′/2ºT), Welton Felipe, Cássio e Arlan; Bruno, Júnior Urso, Marcos Paulo (Pará, aos 24′/2ºT) e Lincoln; Leandrinho (Anderson Lessa, aos 21′/2ºT) e Robinho
Técnico: Emerson Buck (preparador físico)
Foto: Julio Cancellier – Anaf