Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina

Arbitragem de Joinville ganha chance da FCF

18/03/2012 - Joinville passou muitos anos esquecida no futebol estadual quando o assunto é arbitragem. A falta de oportunidades, critérios na escolha das escalas e o rendimento abaixo do esperado fizeram com que os árbitros da cidade tivessem poucas chances para apitar partidas da elite estadual. Mas o cenário dá sinais de mudanças e Clodoaldo Jusviack, 35 anos, é um dos pioneiros desta nova formatação.

Foi logo na primeira rodada do Estadual que Jusviack foi surpreendido com sua convocação para o jogo entre Metropolitano e Brusque. Em 2011, havia apitado algumas partidas na Divisão Especial e na de Acesso e vivia a expectativa de ser escalado. “Acreditar que vai ser chamado é uma coisa, mas isso se concretizar é outra”, diz.

A regularidade com o apito garantiu ao professor de educação física presença constante nos

sorteios de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Ao lado de Ronan Marques da Rosa (de Garopaba) e de Rodrigo D’Alonso Ferreira (de Bombinhas), é o que mais vezes aparece na relação.

Em 2012, foram seis jogos em que Clodoaldo atuou – incluindo o jogo entre Atlético/Ib e Figueirense, em que foi o quarto árbitro. Neste domingo, terá mais um compromisso. Será o árbitro de Chapecoense x Marcílio Dias.

Se continuar com o nível de boas atuações, ele até pode chegar na reta final do Estadual entre os mais cotados para apitar uma partida decisiva. Fato que marcaria a carreira deste homem que há quatro anos se mudou de Mafra para Joinville em busca do sonho de se tornar um árbitro.

Antes mesmo de se mudar definitivamente para a maior cidade do Estado, ele freqüentemente era lembrado para apitar alguma partida importante. “Eu sempre gostei de apitar e não queria ficar apenas no amador”, conta.

Clodoaldo não está sozinho nessa busca por espaço e também não é o único representante de Joinville que se destaca. Thiago Americano Labes, 20 anos, e Antonio Lourival da Luz, 40, são freqüentemente convocados. Labes estará na partida entre Criciúma e Camboriú. Será a sua quinta participação neste que é o seu primeiro Estadual. Um começo promissor.

clicRBS


Fechar